Quando sei que é o momento de fazer o pedido de casamento?

Saber se os dois na relação vêem o relacionamento da mesma forma é o essencial a pensar antes de fazer o pedido de casamento

Sem dúvida a pergunta que mais escuto quando conto para alguém que trabalho com pedidos de casamento é: “E já teve alguém que falou não?” Posso dizer com alegria que temos um total de 100% de sins! Nunca organizamos um pedido de casamento em que a outra parte disse não. E olha que isso não é tão incomum como parece….

 Eu já deixei de atender algumas pessoas por perceber que a razão porque estavam querendo fazer o pedido de casamento era um tanto quanto arriscada. Faz parte do nosso trabalho como assessoria para pedidos de casamento conversar com o futuro noivx para entender as motivações que o estão levando a querer fazer o pedido. Quando percebemos que o passo a mais na relação não está sendo dado pelos motivos certos aconselhamos que elx espere mais um pouco antes de fazer o pedido de casamento.

Já escrevemos no blog um texto com os primeiros pontos a serem levados em conta antes de fazer o pedido, depois dá uma olhada lá:

É mesmo o momento certo para fazer o pedido de casamento?

Aqui vou trazer outros dois pontos que tenho visto acontecer com frequência.

Vocês vêm o passo do pedido de casamento da mesma forma?

O primeiro ponto é saber se os dois do relacionamento têm planos parecidos sobre os novos passos do relacionamento. Claro que o pedido de casamento funciona como uma prova de amor e mesmo que vocês não tenham planos de fazer uma festa de casamento é preciso saber se para o seu amor dar esse passo a mais no relacionamento já faz parte dos planos dele. 

Às vezes elx quer terminar o mestrado primeiro para só depois fazer esse compromisso para a vida toda, ou quem sabe você pensa em fazer o pedido como uma forma de se declarar, mas para o outro isso irá significar começar imediatamente os preparos para a festa de casamento e para uma vida a dois. O que muda totalmente a vida de um casal.

Portanto é preciso que vocês conversem e entendam se para os dois o compromisso do pedido de casamento tem o mesmo peso dentro da relação. É uma prova de amor, ou a linha de partida para o planejamento do casamento? 

Senão o pedido de casamento pode desencadear desentendimentos entre vocês, enquanto deveria aproximar mais o casal. Você não precisa perguntar para seu amor o que ele pensaria se você o pedisse em casamento, mas você pode sondar o terreno.

 Perguntando por exemplo: “O que você acha dos casais que ficam noivos sem terem pensado em uma data para o casamento?A resposta do seu amor por te dar muitas dicas. Se por acaso isso levantar suspeitas diga que ouviu no trabalho em casal que ficou noivo e depois terminou porque um deles já queria começar a organizar a festa de casamento e o outro não.

A questão financeira é bem resolvida entre vocês?

Embora pareça um aspecto frio para ser tratado aqui é muito importante pensar nisso. Até porque se irão fazer um compromisso para a vida inteira a vida financeira de vocês em algum momento irá se misturar. Temos um texto no blog onde falamos mais a fundo exatamente sobre esse tema:

Já estou financeiramente preparado para casar?

Aqui quero tocar em um ponto básico.  Muito noivos me procuram com o orçamento bem apertado para fazer o pedido de casamento. O investimento no pedido de casamento não é ainda algo comum na cultura brasileira, que os homens costumam guardar dinheiro, se programarem para fazerem O pedido. Como acontece nos Estados Unidos, por exemplo, onde existe uma tradição que o noivo precisa juntar pelo menos dois salários dele para comprar o anel de noivado.

 Contudo é algo que precisa sim ser planejado. O pedido de casamento precisa ser visto como o primeiro passo de várias novas responsabilidades financeiras. Ao fazer o pedido de casamento você dá o primeiro passo para assumir novas responsabilidades, seja com a vida a dois ou com a festa de casamento. E se por diversos motivos você ainda não se sente seguro financeiramente para dar esse passo talvez seja melhor esperar um pouco.

Se você estiver sofrendo alguma pressão da outra parte, mas não sente essa segurança, você deve adiar a decisão. Converse com o seu amor, explique que o ama, mas que ainda não se sente seguro para assumir a responsabilidade desse passo a mais.

 Esse aspecto afeta muito os homens, e nesse momento vou falar direto com eles.  Também não seja machista de achar que só estará pronto para fazer o pedido de casamento se tiver condições de sustentar uma casa sozinho. Isso não é mais fato hoje em dia e se sua namorada puder dividir com você as responsabilidades, de forma que os dois fiquem seguros, pode ficar tranquilo para dar esse passo. Combinado!?

Se tiver mais alguma dúvida sobre como saber se é a hora certa de fazer o pedido de casamento vem falar comigo! Fazemos essa consultoria totalmente de graça e sem nenhum compromisso. É sempre um prazer te ajudar a fazer o pedido de casamento com toda a segurança de que irá ouvir um sim, mesmo que, para isso, o melhor seja deixar o pedido para outro momento.

Muitas dúvidas para fazer o pedido, certo?

Qual a data e local certos?

O que falar na hora do pedido?

Anel de noivado ou aliança de casamento?

Como saber o momento ideal para o pedido?

Todas elas respondidas em um só lugar

Anel casamento

Planeje o seu pedido de casamento dos sonhos.

Faça desse momento, leve, surpreendente e inesquececível.

O que achou desse conteúdo?

conte nos comentários