O que é o noivado? A festa de noivado? E o pedido de casamento?

Aprenda o que é cada uma desas etapas e saiba como escolher e organizar o seu

Pedido de Casamento, noivado, festa de noivado, chá bar, despedida de solteiro, chá de lingerie, casamento… Ufa! Com tantos termos e eventos envolvendo o casamento acaba ficando confuso diferenciar um evento do outro.

Quando o casal ainda está decidindo por dar um passo a mais na relação, com poucos conhecimentos sobre como se organiza uma festa de casamento, a confusão pode ficar maior. A dúvida muitas vezes aparece sobre como comemorar a decisão do casal em se casar.

O que é o noivado? E o Pedido de Casamento? São duas coisas diferentes? O que devo fazer? Um ou outro ou os dois?

Eu peço minha namorada em casamento? Ou em noivado? Existe alguma diferença?

Continue lendo esse post que garantimos que você vai sair dele sem nenhuma dúvida.

O que é o noivado?

O período de noivado simboliza o tempo entre o Pedido de Casamento e o casamento. Ele não tem um tempo específico de duração. Variando de acordo com o tempo que o casal vai demorar para formalizar o casamento. Seja em um salão de eventos, na igreja ou, no cartório.

Dessa forma ao fazer o pedido de casamento você está também fazendo o pedido de noivado. Mesmo que vocês ainda não tenham data ou planos de quando será o casamento.

Pedido de noivado e pedido de casamento não são duas coisas diferentes. Já que ao aceitar se casar com você o relacionamento deixa de ser um namoro e passa a ser um noivado, até o momento em que vocês se casarem.

E a festa de noivado?

Para comemorar que foi feito o pedido de casamento é feita uma festa de noivado. A festa de noivado pode ser organizada pelo casal ou como surpresa para um dos dois.

Onde entra o pedido de casamento?

  • O pedido de casamento pode ser feito antes da festa de noivado. Em um momento intimo só do casal, com uma surpresa, cuidadosamente planejada (e, para isso você pode contar conosco), tendo ou não a participação de amigos e familiares. Feito o pedido de casamento o casal pode optar por depois organizar um evento para comemorar o acontecido. Esse evento é a festa de noivado.
  • O pedido de casamento pode ser feito durante a festa de noivado. No caso um dos dois da relação pode organizar uma festa surpresa e fazer o pedido quando o outro chegar. Ou, o casal, em conjunto, pode trocar votos frente aos convidados. O que não impede que um dos dois da relação aproveite o momento e faça o pedido de casamento. O famoso “Quer Casar Comigo” sempre quer ser ouvido.

Se tiver com dúvidas ou inseguro sobre o que falar na hora do pedido, esse post pode te ajudar bastante: O que falar na hora do Pedido de Casamento/Noivado.

Como é a cerimônia de uma festa de noivado?

A cerimônia é bem menos formal do que a do casamento. E, claro, que se o casal não quiser pode ser deixada de lado. Porém, é importante tirar um momento da festa para formalizar o pedido de casamento.

Seja recordando como foi o pedido, com fotos, vídeos. Ou, caso, ainda não tenha acontecido, realizar a troca de alianças entre os noivos. O casal também pode trocar votos e falar um pouco sobre como imaginam o futuro ao lado da outra pessoa.

Quando fazer a festa de noivado?

O ideal é que a festa de noivado aconteça pouco tempo depois do Pedido de casamento. Com uma boa antecedência do casamento. Já que essa festa vai comunicar aos amigos e familiares que o casamento vai acontecer.

Quem convidar para a festa de noivado?

Normalmente as festas de noivado são mais intimas, menores. Se convidam os familiares e os amigos mais próximos. Talvez aqueles amigos que vocês gostariam de chamar para serem padrinhos.  

Nada impede que você faça uma grande festa, porém,  lembre-se, que é educado chamar todos os convidados do noivado para o casamento. Por isso ao fazer a lista evite chamar, por exemplo, aquele colega de trabalho que você nem sabe se ainda terá contato daqui a um ano quando o casamento acontecer.

Nada muito formal

A festa de noivado, como já dizemos, é bem menos formal do que o casamento. Ela pode acontecer tanto no restaurante favorito do casal como na casa de um dos dois ou mesmo em um salão de festas. Vai da escolha dos noivos.

O convite pode ser feito pela internet, mas como será um momento importante é aconselhado que se envie o convite com pelo menos vinte dias de antecedência.  

O traje vai variar de acordo com o local onde será a festa. Os noivos podem deixar o traje já definido no convite, caso queiram exigir algo mais formal, ou, caso seja uma festa temática. Não é obrigatório que a noiva esteja de branco, mas muitas usam sim. Brancos ou tons claros. Por isso se você foi convidado para um noivado nunca vá de branco.

Outra dúvida que sempre aparece é sobre como diferenciar os anéis. O que é uma aliança de casamento? O que é um anel de noivado? Respondemos claramente essa dúvida nesse post:  Aliança de Casamento ou Anel de Noivado? Aprenda definitivamente a diferença.

Penso que agora sabendo diferenciar os momentos você pode optar se quer ou não fazer uma festa de noivado.

Se ainda tiver ficado qualquer dúvida, temos um vídeo no nosso canal do youtube que pode te ajudar. Pode deixar sua dúvida nos comentários que respondo sempre.

Pela nossa experiência, normalmente quando um dos dois surpreende com o pedido de casamento em um momento íntimo o casal escolhe fazer a festa para dividir o momento com os amigos e familiares.

Caso o pedido de casamento seja feito com a presença das pessoas mais especiais para o casal, o noivado pode ser celebrado em um almoço ou jantar informal depois do pedido de casamento, não tem nenhum problema.

A escolha é totalmente particular. O importante é saber que independente dela você pode contar com a nossa ajuda. Organizamos o seu pedido de casamento ou noivado tornando esse momento inesquecível para todos os presentes! Fale conosco.

VAI SER UM PRAZER FAZER PARTE DE UM PEDAÇO DA SUA HISTÓRIA.

Muitas dúvidas para fazer o pedido, certo?

Qual a data e local certos?

O que falar na hora do pedido?

Anel de noivado ou aliança de casamento?

Como saber o momento ideal para o pedido?

Todas elas respondidas em um só lugar

Anel casamento

Planeje o seu pedido de casamento dos sonhos.

Faça desse momento, leve, surpreendente e inesquececível.

O que achou desse conteúdo?

conte nos comentários