Aliança de casamento vs anel de noivado? Aprenda definitivamente a diferença

Atualizado em janeiro de 2020

Escolher o anel para fazer o Pedido de Casamento é um trabalho difícil. Dentre tantas opções, como saber qual o certo?

Além disso, com o costume do anel de noivado ficando cada vez mais forte no Brasil, muitos homens acabam ficando confusos sobre o que é o que.

Afinal, qual a diferença do anel de noivado para a aliança de casamento? São duas coisas diferentes?

Nesse artigo vou te ensinar a diferença entre eles. Garanto que ao final você terá entendido definitivamente a diferença entre o anel de noivado e a aliança de casamento!

O primeiro ponto que você precisa saber é que são sim dois tipos diferentes de anéis, seguindo duas tradições diferentes.

Aliança de Casamento vs Anel de Noivado

Um breve resumo da diferença entre eles. As alianças de casamento são a tradição mais comum no Brasil.

Anéis de ouro usadas na mão direita durante o período do noivado. São as mesmas alianças usadas após o casamento. No dia do casamento elas passam da mão direita para a mão esquerda, simbolizando o casamento.

O anel de noivado é uma tradição americana/ europeia que tem ganhado força no Brasil. De acordo com ela o homem presenteia a mulher com um anel de noivado.

Para esse anel de noivado não existem “regras”, vai das preferências do casal. Embora, o mais comum seja o solitário de ouro branco com uma pedra de diamante.

O anel de noivado, segundo a tradição original é usado na mão esquerda. Porém, no Brasil, adaptando para o costume nacional do noivado ser simbolizado na mão direita, muitas noivas optam por usar o anel de noivado na mão direita.

Nessa tradição o homem não usa aliança durante o período do noivado. Somente após o casamento.

Alianças de Casamento —————————————————— Anel de Noivado

Vamos por partes

Hoje existem dois tipos de anéis que podem ser usados na hora de pedir a mão daquela pessoa especial em casamento. O mais comum no Brasil é comprar duas alianças de ouro.

Essas alianças serão as mesmas usadas após o casamento. As alianças de casamento. Durante o período de noivado os noivos usam as alianças no anelar da mão direita, trocando ela para o anelar da mão esquerda durante a cerimônia de casamento.

A tradição do anel de noivado é mais comum na Europa e nos Estados Unidos

Mas, tem se tornado cada vez mais usada no Brasil. De acordo com essa tradição o pedido de casamento é feito com um anel de noivado, normalmente um solitário (um anel com uma pedra de diamante), que é dado para a mulher no momento do pedido de casamento.

Para esse anel não existem regras. O mais tradicional é o solitário de ouro branco com o diamante. Mas, na verdade, a escolha vai da imaginação de quem for comprar o anel. Tem pedras coloridas, ouro, prata. Sem regras.

Seguindo essa tradição o anel de noivado é dado como um presente para a mulher no momento do pedido. Somente ela usa o anel durante o período de noivado, na mão esquerda.

Para o casamento são compradas outras alianças. As tradicionais de ouro, que serão usadas na mão esquerda, após o casamento, pelo homem e pela mulher. As alianças de casamento.

Que podem ser escolhidas pelo casal juntos. Atendendo as preferências de anel dos dois lados.

Quando se tem o anel de noivado, no dia do casamento,  ele pode ser usado junto a aliança, no anelar da mão esquerda. Ou a noiva pode optar por passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita.

Lembrando que talvez o anel precise de algum ajuste de tamanho ao ser trocado de uma mão para a outra.

Esse é tipo de anel de noivado mais comum, com um diamante único. Mas, para o anel de noivado não existem regras e você pode optar pelo que mais combine com a sua futura noiva.

Nesse post, te damos algumas dicas para te ajudar na escolha do anel de noivado, caso opte por seguir essa tradição: 3 Dicas Valiosas para escolher o Anel de Noivado

Decidindo entre o anel de noivado e a aliança de casamento

Escolher entre as duas tradições é algo totalmente pessoal. Fica a critério do que a futura noiva sonha e também das condições financeiras do futuro noivo.

Nos Estados Unidos, existe um conceito de que o valor do anel de noivado deve ser equivalente a um ou dois salários do noivo. Embora a ideia pareça absurda para os costumes brasileiros, ainda é uma tradição muito forte em outros países. Onde os anéis são realmente “julgados” segundo a condição financeira do casal.

A dica que daríamos é de investir no anel de noivado apenas se for realmente um sonho já manifestado pela futura noiva.

Se não for o caso, seguir a tradição brasileira, comprando as alianças de ouro, é mais barato, já que não será necessário comprar o anel de noivado e as alianças de casamento. E também mais seguro de que vai agradar.

Já que utilizando o anel de noivado o noivo fica isento de usar a aliança durante o período do noivado. O que ainda deixa algumas noivas brasileiras apreensivas.

Ultimamente tenho recebido muitas a vezes a seguinte pergunta:

Minha namorada quer o anel de noivado, mas quer também que eu use o anel durante o período de noivado, como fazer?”

Nesse caso acaba que o mais indicado é comprar os três anéis. As duas alianças de ouro e o anel de noivado, que no caso será usado pela noiva como aparador das alianças. Essa tradição está ficando mais forte no Brasil e, por isso, já existem várias joalherias oferecendo um “combo” com as duas alianças de casamento e o anel de noivado. Facilitando a vida de muitos futuros noivos.

Outro ponto que também confunde o casal nessa etapa de formalizar o casamento é entender o que é o noivado, a festa de noivado e o Pedido de Casamento. Mencionamos todos eles nesse post. Caso você tenha dúvidas.  Respondemos elas aqui: O que é o Noivado? A Festa de Noivado? E o Pedido de Casamento?

Dica: leve sua namorada para um passeio no shopping. Passe discretamente pela vitrine de alguma joalheria, olhe os anéis e observe o que ela manifesta. Assim vai ficar mais fácil perceber com qual das tradições ela sonha. E você já vai ter algumas dicas do tipo de anel que ela gostaria. Deixe que somente ela fale, não diga nada para não levantar nela suspeitas da sua intenção.

Ou, caso já estejam conversando sobre os planos futuros você pode tocar no assunto e perguntar se ela sonha em ganhar um solitário,como nos filmes!

Ficou alguma dúvida? Não consegue decidir qual tradição seguir? Não sabe qual pedra escolher para o anel de noivado? Fale com a gente! Vai ser um prazer te ajudar!

Foto: Aliança Mon & Anel de Noivado Solitaire ( Poésie)

Muitas dúvidas para fazer o pedido, certo?

Qual a data e local certos?

O que falar na hora do pedido?

Anel de noivado ou aliança de casamento?

Como saber o momento ideal para o pedido?

Todas elas respondidas em um só lugar

Anel casamento

Planeje o seu pedido de casamento dos sonhos.

Faça desse momento, leve, surpreendente e inesquececível.

O que achou desse conteúdo?

conte nos comentários